top of page

Divulgue o evento da sua igreja nas redes sociais - aprenda a fazer um convite de culto infantil

Atualizado: 22 de fev. de 2022

Presencial ou online, o que todo mundo quer ao criar um culto evangélico (além dos propósitos iniciais da igreja) é que o máximo de pessoas compareça/assista, não é isso?


De uns tempos pra cá, muita coisa mudou. A forma que se divulgava um congresso jovem, entre outros, era totalmente diferente de como fazemos hoje, até porque não tínhamos tão fácil acesso a esse maravilhoso recurso chamado internet.


Embora algumas igrejas conservem o hábito de enviar convites em forma de carta, a maioria esmagadora está investindo na divulgação dos cultos nas redes sociais, já que é fácil, rápido e grátis.


De simples postagens marcando amigos próximos à elaborados cartazes, a tática vem ganhando cada dia mais força e talvez em algum momento você já tenha se perguntado: como divulgar meu evento nas redes sociais? Será que é só criar um post e está feito?🤔

Quer uma mãozinha na organização do culto? Clique aqui e baixe o Checklist Dirigente de sucesso!


Se você tem um perfil no Instagram ou Facebook, tem o básico para compartilhar seus eventos. Só que, existem ferramentas e etapas, que, se bem utilizadas vão te levar muito mais longe no objetivo.

Criamos este artigo pra ajudar você a começar do zero um plano de divulgação que vai dar super certo! Vamos nessa?


1- Qual é o tema?

A primeira coisa que precisa estar bem definida antes de começar sua divulgação, é claro, é o tema do evento. Um culto infantil precisa ter um tema para culto infantil; um culto jovem precisa de um tema para culto jovem, e assim, sucessivamente.


Não se trata nem de "glamourizar" as coisas, é que o título do evento, além de chamar atenção do público-alvo instantaneamente, vai guiar você até na criação de um flyer para o culto, lá na frente.

Já viu algum cartaz de evento evangélico, todo azul divulgando o culto rosa (risos)?

Ter a ideia inicial definida é mega importante e pode ser até divertido, se você usar bem a criatividade. Vamos deixar dois links para você se inspirar em temas legais para culto de mulheres e culto de jovens.

No último você também vai encontrar ideias muito inspiradoras e impactantes para a estampa das camisas.


2- Concepção do flyer

O famoso flyer ( ou cartaz ) é um recurso excelente para divulgar eventos evangélicos. Através dele, em um simples compartilhamento a audiência já tem acesso à data, endereço, horário e consegue saber até quem vai participar.


Seguindo esse raciocínio, o poster provoca uma reação em cadeia, porque com tantos amigos nas redes sociais, um reconhece o outro e comparece para prestigiar o evento.

Fato curioso: você sabia que entre as armas de persuasão existe um princípio chamado coerência/compromisso?

Esse princípio nos diz que ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente para se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.

Quer dizer que quando você divulga seu flyer com o rosto de um convidado tem muito mais chances de não haver desistências da parte dele, já que o comprometimento está sendo compartilhado, comentado, etc.

O desenvolvimento de um flyer bem elaborado envolve habilidades em artes gráficas e às vezes, só a boa vontade daquele seu sobrinho ou amigo mago da informática. Muita gente encomenda cartazes para anunciar congressos.


Caso você não disponha de nenhum recurso para investir na criação de um cartaz de maneira profissional, não se preocupe. Vamos apresentar uma ferramenta muito simples de usar para você criar seu próximo flyer de forma gratuita.



Usando o Canva você consegue criar uma tonelada de materiais gráficos e até videos.

Tem muita coisa pronta, é só ir editando as informações, mas também tem a opção de criar seus próprios designs.


Com a pesquisa certa, um pouco de paciência, e alguns cliques conseguimos transformar esse template com tema escolar em um convite para culto infantil super chamativo e atraente.


Mudando as cores e trocando as fotos teremos um resultado ainda mais interessante.

Vale a pena explorar o Canva, ele quebra um galhão. Se você quer projetos mais autorais, sem depender do sobrinho para criar aquele cartaz para a divulgação do culto de senhoras, essa ferramenta vai te ajudar bastante.


Quando criar seus designs, lembre de escolher as imagens gratuitas. Tem opções muito boas e só assim você vai conseguir baixar seus arquivos sem uma conta premium.



Divulgação nas redes sociais


Crie um evento no facebook : Depois de decidir o tema e criar o cartaz, chega a hora mais importante: divulgar o culto nas redes sociais.


Além de compartilhar com seus amigos e na página da sua igreja, uma ação potente é a criação de eventos no Facebook.


Tudo fica muito organizado, você tem uma estimativa das participações, além da visibilidade.

Marque os amigos no post : antes de marcar toda a lista de amigos, certifique-se de que está selecionando as pessoas certas. Membros da sua igreja, participantes do evento, organizadores e apoiadores devem ser considerados.

Marcar pessoas aleatórias que não tem potencial nenhum para interagir com a sua publicação não vai ajudar em nada, afinal o intuito é divulgar, e não importunar.

Garanta que as pessoas certas sejam marcadas e você terá os compartilhamentos que precisa.


Utilize stories: aproveite recursos de localização para alcançar pessoas nas redondezas, use hashtags e publique no seu perfil. Se você é um dos organizadores, poste fotos dos bastidores da organização, ornamentação e da equipe envolvida.

Se o seu evento for um daqueles congressos que duram 2 ou 3 dias, ao final do primeiro culto faça pequenos videos com depoimentos dos participantes. Fotos também são bem-vindas. O objetivo aqui é fazer um resumo dos melhores momentos do dia 1 e criar expectativa para os próximos dias da festividade.


Conclusão


Anunciar o culto da sua igreja nas redes sociais não é tão difícil, basta usar as ferramentas certas.

Ainda temos muitas outras dicas para te ajudar com a divulgação dos cultos da sua igreja, não esqueça de se cadastrar para receber nossas notícias e conteúdos exclusivos!



bottom of page