top of page

Vivendo o Último Ano: Dicas, Insights e Estilo para Estudantes do Ensino Médio


O último ano do ensino médio é um daqueles momentos de "uau, estamos quase lá!" e, ao mesmo tempo, um pouco assustador, não é mesmo? É como estar em um barco prestes a entrar em águas desconhecidas. Mas não se preocupem, vamos falar sobre algo super importante: orientação e mentoria.

A mentoria é como conversar com alguém que já nadou nos mares que vocês estão prestes a enfrentar. São pessoas que já estiveram no seu lugar, superaram desafios e alcançaram seus objetivos. Eles estão lá para compartilhar segredos, oferecer conselhos reais e ajudar a evitar os obstáculos.

E por falar em mentoria, temos uma convidada especial aqui neste post: Thaisa Peres,que enfrentou os desafios do último ano com coragem e determinação, passou em direito para a UERJ e agora está fazendo pós graduação na EMERJ.

Ela vai compartilhar algumas experiências, contar como superou os obstáculos e dar dicas valiosas para vocês.


Dicas de Quem Já Passou por Isso: Conversa com Thaisa Peres


Âncora: Thaisa, quem é você além dos likes das redes sociais?

Thaisa: Eu sempre me vi como uma pessoa que sonha e vive com fé. Como eu sempre tive problemas com matemática, física e disciplinas exatas, as pessoas duvidavam de mim. Nas primeiras fases, inclusive, eu não fui bem, mas peguei essas críticas negativas e fiz disso uma motivação pra estudar mais e mais. Conclusão: passei no vestibular com uma das notas mais altas.

Âncora: Foi tranquilo para você encontrar a sua estrada depois que o terceirão acabou?


Thaisa: Como sempre soube que a UERJ era a melhor opção para mim, direcionei meus esforços para as áreas em que eu tinha mais domínio. Como não era muito boa em matemática, concentrei totalmente nos estudos para o vestibular da UERJ. Esse foco me ajudou a me preparar da melhor forma possível.

Âncora: Parabéns pela sua conquista recente, você passou para a EMERJ, uma escola muito disputada e com provas toda semana. Então, existe estudo depois da escola, né?


Thaisa: Sim, são 3 anos até a formação e tenho provas toda semana. Existe muito estudo pós escola.

Não fica mais fácil depois! (risos)

Âncora: Como você acredita que os estudantes podem manter o foco no futuro em meio a tantas distrações, principalmente pela intensidade das redes sociais?


Thaisa: Durante o meu terceiro ano, eu usei bastante as redes sociais. Se você souber usá-las a seu favor, elas podem ser muito úteis. Existem muitos aplicativos e sites que são ótimos para os estudos. Eu assisti a muitas videoaulas no YouTube e participei de lives no Instagram com professores. Se você sabe como usar, pode ser algo positivo para os seus estudos. Especialmente para quem não pode pagar por um curso, a internet é uma ferramenta incrível se usada da maneira certa.



Âncora: Você só usava as redes sociais com foco nos estudos?


Thaisa: Então, eu acho que é importante ter um tempo de descanso. Precisamos de uma rotina equilibrada. A questão é o tempo útil que vc tem pra cada foco.

Se está na hora de estudar, se concentre nisso. Mas quando é hora de relaxar, aproveite para se divertir, ver memes, conversar e fazer compras online. Dê a si mesmo o direito de se distrair e cuidar do seu bem-estar.

Âncora: Na escola sempre tem a galera da bagunça. Que conselho vc dá para a turma do foco que enfrenta as distrações de alunos que não querem nada?

Thaisa: Mantenha contato com a turma, mas em momentos apropriados, como um churrasco no final de semana, haha.

É crucial manter o foco nos estudos, porque os sacrifícios que você faz agora vão trazer resultados daqui a alguns anos e ajudar a evitar dificuldades futuras. Especialmente para quem não teve uma boa base, é fundamental se concentrar no terceiro ano para o seu próprio bem. Prioridades!


Âncora: Qual é a sua dica para os estudantes que estão perdidos sobre carreira?


Thaisa: Conheci muitas pessoas que não tinham ideia do que queriam ser, mas mesmo assim continuaram estudando. Meu conselho é: se parar de estudar, considere fazer um cursinho. Se não tiver condições financeiras, procure vídeos gratuitos na internet, tenha um caderno. No final, tudo vai dar certo.

Também pesquise sobre profissões, vai ser uma jornada de autoconhecimento e, ao mesmo tempo, você não vai ficar parado. As responsabilidades da vida vão começar a aparecer, e será mais difícil voltar a estudar mais tarde.



Âncora: Na sua turma, vocês fizeram Camisas de Terceirão?

Thaisa: Sim! Eu ainda tenho a camisa assinada pela turma e professores, acho super importante!

É uma forma de recordação. O meu terceiro ano foi um dos auges da minha trajetória.

Estamos ali decidindo nosso futuro.



Âncora: Como foi a dinâmica para escolher a Camisa?

Thaisa: Foi muito legal! Todo mundo queria usar a Camisa, tinha um destaque do restante da escola.

Nós elegemos um representante pra ficar responsável pela pesquisa de preços, trazer ideias de arte e levar para a turma avaliar.




Âncora: E para finalizar, que conselho você dá pra quem está se sentindo desacreditado nesse terceiro ano?

Thaisa: Só estude, mesmo que você não saiba o que quer.

Quando fiz o vestibular, não passei em Direito na UERJ logo de primeira. Estava no segundo semestre de outro curso na UFF quando fui chamada pela UERJ para fazer Direito através da reclassificação.

É importante saber que às vezes não vai ser de primeira, mas nada é impossível.


Conclusão

Então, galera, resumindo tudo que aprendemos com a Thaisa


  • Foco nos estudos é crucial, especialmente no último ano. As redes sociais podem ajudar se usadas para fins educacionais.

  • Mantenha contato com amigos, mas não deixe as distrações te desviar do objetivo. Priorize o estudo.

  • Se você está confuso sobre sua carreira, continue estudando. Se parar, considere fazer um cursinho ou aprender online de graça. O importante é não parar.

  • Não desanime se as coisas não saírem como planejado no início. Com persistência, você pode superar obstáculos e alcançar seus objetivos.

  • Celebre suas conquistas e aproveite ao máximo o último ano do ensino médio. É o início de uma jornada cheia de possibilidades.

Estudem, se concentrem, não desistam, e lembrem-se de que o futuro está cheio de oportunidades. Boa sorte a todos e bora encomendar as camisas do Terceirão com a Âncora!

Comentarios


bottom of page